terça-feira, 18 de maio de 2010

A "qualidade" do carro brasileiro

Várias vezes vejo um carro novinho, com no máximo uns 5000 km rodados, poucos meses de uso... e reparo que ele já possui luzes e lanternas queimadas. Será que são tão vagabundas assim? Ou o esquema elétrico do carro não é tão eficaz? (Em 3 anos com meu carrinho velho, 170000 km rodados, só tive uma lâmpada queimada, a da iluminação da placa.) Some-se a isso a quantidade de "recalls" que são feitos atualmente. Poucos divulgam, mas o novo Gol/Voyage já teve uns 4 ou 5 recall! Até o novo Corolla, carro famoso pela qualidade e construído pela confiável Toyota, está tendo problemas...

Será que estamos comprando carros realmente bons? Eu digo: não, a maioria é LIXO.

Vamos pegar como exemplo o "novo" FIESTA:
Esta nova frente ficou BIZARRA com o resto do conjunto do carro, sem harmonia nenhuma... Vamos comparar ao novo Fiesta, novo de verdade, que é fabricado no México:
Bem melhor, não?

Detalhe que lá ele ainda é mais barato que o nosso super "novo" Fiesta. E mais econômico: chegou a fazer 12,3 km/l na cidade! Dizem que virá ao Brasil ainda este ano, mas apenas como importado. Leia mais detalhes.

Enfim, fica a pergunta: por que temos carros mais caros, com menos opcionais, mais antigos, mais defasados e com menos qualidade? E por que cargas d'agua, a cada lançamento bizarro de "novos" carros, estes vendem muitas unidades? Será mesmo que brasileiro é apaixonado por carros? Ou será que é apaixonado por exibição? "Ah, tenho um carro zero, olhaí ó"... deve até as cuecas, mas tem carrinho zero, apesar de ser um pé-de-boi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário