Aconteceu enfim o dia mais esperado no MMA: a derrota de Fedor Emelianenko. O mundo ficou chocado diante da maior zebra que jamais aconteceu.
Werdum foi muito bem, muito eficiente. Conseguiu encaixar um triângulo e esta foi a base da vitória em apenas pouco mais de 1 minuto de luta. Vamos ler trechos da entrevista do russo:
“Bem no comecinho do round, eu acertei o Fabricio e eu quis acabar com a luta o mais rápido possível e naquele exato momento cometi um erro. Certamente houve vários momentos nos quais eu podia escapar, mas eu confiei de mais em mim e paguei por isso. No exato momento em que eu tinha que escapar, eu parei. Eu não o fiz e aquele momento foi usado por Fabricio para fechar seu clinch, para acabar de fechar suas pernas.
"Acontece que eu fui feito um tipo de ídolo. Todo mundo perde. Isso acontece. Eu sou um ser humano comum, assim como todos nós e se Deus quiser, a próxima luta vou ganhar. Estou muito, muito triste e é uma pena que eu desapontei pessoas que realmente acreditaram em mim, mas tudo nessa vida ocorre por alguma razão.
"Eu tentei treinar(motivado) para entrar na luta na minha melhor forma e a luta de hoje mostrou que talvez eu não treinei o bastante. Eu não consegui fazer que todas minhas técnicas se tornassem automáticas. Isso significa que terei de treinar mais."
Sem desculpas, sem rodeios. Reconheceu a derrota e afirmou que errou. Mas vai voltar, e com certeza mais forte. Parabéns ao Werdum, pela vitória e pelo reconhecimento de que o Fedor é ainda o maior de todos e parabéns ao russo por aceitar uma derrota justa e fazer dela uma alavanca para subir ainda mais no topo.